Live Documents – Computação nas nuvens

A computação nas nuvens espera – em breve – substituir a necessidade de programas instalados em um computador, produzindo e editando arquivos diretamente no navegador.

Google DocsZoho WorkOffice Online são provavelmente as três opções mais conhecidas de serviços que oferecem a opção nas nuvens para documentos como textos, planilhas eletrônicas e apresentações de slides. No Live Documents, os três serviços encontram um concorrente de peso.

Capaz de importar tanto arquivos locais do Microsoft Office quanto documentos online do Google Docs, a suíte de aplicativos online para escritório consegue combinar o poder e a variedade de opções dos serviços da Microsoft com a segurança e solidez dos documentos de Mountain View.

Além dessa integração com as duas principais plataformas de produção de conteúdo, o Live Documents também oferece um sistema de compartilhamento de arquivos bastante simplificado, funcionando a partir de endereços de email ou usuários registrados no serviço.

Interface do Live Documents

A interface geral do Live Documents simula um desktop comum, porém com foco quase exclusivo na produção de documentos. Na parte inferior, um dock apresenta os ícones de cada aplicativo – Live Presentation, Live Spreadsheets e Live Writer (apresentações de slides, planilhas de cálculo e editor de texto, respectivamente) – além da pasta de documentos salvos, preferências e ajuda do serviço.

À esquerda estão os atalhos para a criação de um novo documento, importação de arquivo do Microsoft Office, “My Documents” (meus documentos) e importação do Google Docs. Do lado direito da tela, painéis exibem informações do usuário e notícias sobre o serviço.

Live Writer

Outra vantagem do Live Documents é a possibilidade de evitar o registro, entrando no serviço através de uma conta Google – normal ou do Google Apps – ou Yahoo!. Neste caso, basta permitir o compartilhamento de informação entre a conta do Live Documents e o perfil que você pretende usar para o serviço.

OS APLICATIVOS

O Live Documents oferece três diferentes possibilidades de documentos, assim como o Microsoft Office: textos, planilhas e apresentações. De maneira geral, a funcionalidade dos editores do Live Documentos é bastante semelhante à dos softwares de Bill Gates.

Live Spreadsheets

Segundo os desenvolvedores, qualquer documento criado ou editado no Microsoft Office e depois enviado ao Live Documents estará exatamente igual ao que se viu antes do carregamento para o serviço nas nuvens.

Até mesmo funções e elementos que o Live Documents não suporta – fórmulas complexas, por exemplo – são preservados na versão online do documento, e recuperados durante a exportação da suíte em Flash para o pacote instalado.

Obs: o Live Documents é um serviço gratuito para armazenar até 100 MB de espaço online em até 60 documentos. Para adquirir mais espaço, é necessário assinar um plano Premium mensalmente.

Se vocês quisere, acessar: http://www.live-documents.com/

Anúncios

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s